Craques, crianças, meninas, meninos e corneteiros em geral: aqui está o post com as dúvidas mais frequentes acerca da Copa mais simpática da galáxia, a Copa Trifon Ivanov!

Em resumo:
A Trifon é dia 06 de maio, sábado agora (se ainda não tinha notado e tals, faltam poucos dias). Cheguem 11h. Onze horas. Onze horas mesmo, tá?
Convidado paga R$ 20,00 se for comer churrasco. Se for só ver, não paga.

LOCAL E HORÁRIO
Quantos times jogarão?

R: 26 times. 16 masculinos, 10 femininos. Os capitães já foram definidos conforme a organização.

E quando será?
R: Dia 06 de maio, sábado. Reserve a data, avise seus amigos!

Onde será a Copa Trifon Ivanov?
R: Na Lapa Esportes, a famosa ARENA LAPA
Fica na Rua Antonio Fidélis, 361 – Lapa. Próximo a estação de trem da Lapa.
“Ai mas como eu vou chegar? Não sei andar pela cidade.” – nossa equipe de “como chegar” fez um post magnífico explicando AQUI como chegar de todas as formas possíveis. Melhor que isso, só se a Trifon levasse vocês de carona (desculpa, não vai rolar).

Que horas devo chegar?
R: Deve chegar as 11h. Se você chegar com atraso, seu time pode se atrasar para jogar. Seu time pode ficar sem jogar por falta de jogadores. Então, por favor, responsabilidade no dia da Trifa!
Não esqueça que os times precisam estar prontos para jogar ANTES, né? Ao chegar você ainda precisa pegar a camisa e se trocar. Então chegue no horário e não comprometa o desenrolar da competição.

Tem vestiário?
Tem. Um vestiário masculino e um feminino. Ambos tem chuveiros, conforme o local nos informou, para tomar um banho caso vocês decidam ficar limpinhos para assistir às finais. Também tem armários, porém nenhum tem opção de trancar.

SOBRE O CAMPEONATO
Teremos juízes?

R: Sim. Os juízes, como sempre, são amigos da galera, escolhidos justamente para manter o clima de diversão. Entretanto, a TRIFA salienta que os juízes podem ser cornetados, porém sempre com respeito. Ofensas pessoais, ameaças e afins não serão toleradas. Não adianta reclamar. Zuera sim, desrespeito não.

Teremos cenas lamentáveis?
R: Os brigões serão julgados e podem ser até banidos da Trifon. O clima é de galhofa, não de briga. Quem vier para arrumar confusão, melhor nem aparecer. Xispa.

Dúvidas sobre as regras, clique aqui: Regulamento Copa Lily Parr (feminino). Masculino tem outras regras.

Qual é a duração das partidas?
R: 10 minutos, sem intervalos. As finais (da Série A da Trifon e da Copa Lily Parr) serão dois tempos de 10 minutos. A final da Série B da Copa Trifon será de 10 minutos corridos, como os demais jogos.

E o campeonato vai até que horas?
R: Isso depende do quanto seu time avançar na competição. O mata-mata do masculino deve começar as 15:30. O mata-mata do feminino começa as 17h. Antes disso é a fase de grupos. A final está prevista para as 19:30. Podem ter atrasos, então considere 20:30 como horário final.

Tem intervalo entre os jogos?
Sim. Na fase de grupos os times devem ter cerca de 50 minutos em média de intervalo entre os jogos. Dá tempo de descansar, bater papo, tomar água, comer 1kg de churrasco e sair rolando da fila da comida. Depois beber e jogar de novo. A partir da fase mata-mata o intervalo entre jogos reduz naturalmente, afinal tem menos times. O intervalo nessa fase varia de 15 minutos a meia hora. É importante que vocês estejam na quadra ANTES dos jogos. Fiquem atentos nas tabelas fixadas nas paredes, elas terão os horários.

Com que chuteira devo jogar? Society ou salão?
R: A quadra é de grama sintética com borracha. É apropriado que você use uma chuteira society. Há quem use chuteira de salão sem problemas. Não obrigamos, nem nada, só não apareça com chuteira de travas de campo.

Vamos ter de levar calção e meião?
R: Sim. Não pode jogar sem roupa. Os meiões precisam ser vistos com sua equipe. Verifique com sua/seu capitã(ão) a cor do meião para levar no dia.
A camisa personalizada você já pagou quando se inscreveu e pega no dia do campeonato!

Pode dar carrinho?
R: Na bola, sim, no coleguinha, não.

Pode recuar para o goleiro?
R: Qualquer recuo com os pés em que o goleiro use as mãos, será marcado tiro livre indireto. É permitido em toques de cabeça e lançamentos de lateral.

Quantos jogam em cada time?
R: No masculino, 6 titulares e 2 resevas. No feminino, 7 titulares e 3 reservas.

Não fui sorteado(a), posso ir mesmo assim?
R: Pode sim. Inclusive, deve! Venha, tome cerveja, cornete os jogos com a gente! Você será bem vindo e conhecerá grandes pessoas!

DÚVIDAS GERAIS
Se chover vai rolar jogo?
R: VAI SIM. Se chover, vai rolar jogo NORMALMENTE. Se chover granizo, vai rolar. Até se chover GRANITO vai rolar.
Não é porque está caíndo água do céu que deixaremos de jogar.

Quero levar meus parentes e amigos para assistir, pode?
R: Pode sim. Convidado que for consumir churrasco, paga 20 reais para ter acesso a comida o dia todo. Se for apenas assistir, sem consumir nada, não paga. Procure alguém da organização pra gente dar uma pulseirinha que te libera para comer churrasco o dia todo.

O churrasco é bem servido demais, confie =).

Posso levar meu cachorro?
R: Pode se ele lidar bem com muitas pessoas perto, não queremos o seu dog assustado.

E sinalizador?
R: O STJD pode exigir que joguemos de portões fechados. Melhor evitar acidentes.

É permitida a presença de crianças?
R: Sim, pode levar!

Pode jogar com óculos escuros?
R: Pode.

Pode jogar de chapéu?
R: Pode.

Chuteira colorida?
R: Chuteira preta é sempre mais fera. Mas pode jogar de colorida, teremos aplicação de nugget nos calçados dos que quiserem reparar esse erro.

Pode comemorar com dancinha?
R: Pode sim. Com dancinha. Com mãozinha apontando pro céu. Pro inferno. Pode comemorar de todo jeito.

Pode jogar bêbado(a)?
R: Não só pode como deve. Num campeonato de churrasco e cerveja, jogar sóbrio pra que, né?

Pode garrafa de cerveja dentro da quadra?
R: Copo pode, garrafa de vidro não. Apenas para evitar uma bola espatifando uma garrafa e vidro espalhado por todo lado. Sem contar que desperdício de cerveja é passível de cartão.

Posso jogar enquanto bebo, com o copo na mão?

R: Pode sim. Mas se atirar a cerveja no adversário, é falta e detenção de 3 meses. Se derrubar a cerveja no chão, em qualquer lugar da quadra, é pênalti.

Posso jogar fumando?
R: Com a seguinte condição: se o cigarro não cair na quadra e queimar o gramado. Se queimar o amiguinho, é cartão vermelho e penalidade de 2 jogos sem torcida.

Quem foi Trifon Ivanov?
R: Pedimos para que se retire desse site agora.

O churrasco é Friboi?
R: Sim. O próprio Tony Ramos é o nosso churrasqueiro.

Eu não como carne, tem comida para quem não come carne?
R: Tem queijo, pão de alho, vegetais como berinjela e abobrinha pra galera vegetariana!

E água? Preciso hidratar, caras.
R: Vai uma garrafinha de água pra cada jogador. O local fornece bebedouros. Deixaremos a água nas geladeiras do local, que ficam perto das quadras e da churrasqueira. Pedimos para que não disperdicem água e também para que levem garrafinha para tomar água do bebedouro.

E o estacionamento?
R: Estacionamento grátis no local. Se não tiver mais vaga, tem que ser na rua.

Vai valer prêmio?
R: Sim, a felicidade de ter vencido a Copa Trifon. Tem uma taça também, que é itinerante e sempre volta para a Trifon. Se seu time for campeão, ele ganhará uma plaquinha que será colada na base da taça. O time campeão ganhará medalha. Os que não forem campeões “segue em frente, tem outros troféu“.

Posso levar um bandeirão?
R: Pode sim. E junte-se com a galera na arquibancada. Puxe cânticos motivadores (cof cof) para os atletas (cof cof). Salientamos que o respeito é importantíssimo, portanto sem machismo, homofobia e qualquer preconceito.

Posso levar uma faixa?
R: Pode também. Cornetar os times sempre é incentivado.

E uma corneta?
R: Pode.

Posso levar bebidas de casa?
R: Não. Temos que consumir as bebidas do local.

Qual horário mesmo?
R: 11 horas. Repita: ONZE HORAS. Não se atrase. Acorde cedo, aqueça, chegue na Trifon NO GRAU. 11h, hein?

Vai ter cobertura da imprensa?
R: Teremos fotógrafos. Se você quiser levar sua câmera, fique a vontade. Adoramos fotos que eternizam nossos momentos jogando mal. Na TV, a Tupi transmitirá os jogos com comentários de Chacrinha.

Tem uma área específica para quem for só torcer?
R: Tem. Na Lapa Esportes ainda contamos com uma arquibancada. Amigos, leiam novamente: tem-ar-qui-ban-ca-da!  Melhor lugar do mundo.

Pode mandar beijo para certas pessoas em plena maior emissora do país?
R: Pode. E pode sofrer com a vergonha disso depois também.

Pode palavrão?
R: Pode sim. Desde que com respeito ao próximo. Brincadeiras sempre são bem vindas, ofensas pessoais, não. Bom senso e respeito é o que pedimos.

Posso demonstrar meu apreço por alguém da Trifon?
R: Pode, desde que de maneira respeitosa e não machista. Não queremos ter de te expulsar da festa por não saber se comportar. Respeite os colegas, as famílias e as pessoas, acima de tudo.

As perguntas do FAQ anterior foram quase todas reaproveitadas, vocês não tem vergonha disso?
R: Desculpa. O trabalho tava fera, mals aí.

Ainda tem dúvidas? Pergunte no twitter da Trifon, no @TRIFAorg ou na fanpage https://www.facebook.com/copatrifonivanov