Fórmula do campeonato

Primeira fase

São 16 times, divididos em quatro grupos com quatro times cada. Os times se enfrentam dentro do grupo, em turno único. Classificam-se os dois primeiros de cada um dos grupos para o mata-mata da Série A. Os dois últimos de cada grupo disputam o torneio da Série B.

Os grupos:

Grupos Trifon 6

Os critérios de desempate na primeira fase são:
1 Pontos
2 Saldo de gols
3 Gols pró
4 Cartões vermelhos
5 Cartões amarelos
6 Confronto direto
7 Persistindo o empate entre os times, a situação se resolve em cobranças de pênaltis

Segunda fase

Esta fase é eliminatória em jogo único. O mata-mata da Série A será assim:

Fórmula mata-mata Série A

Já o mata-mata da Série B será assim:

Fórmula mata-mata Série B

Regulamento Geral

Escalações

-Cinco atletas de linha, um goleiro e dois reservas.

– Vamos dispor um membro do staff como mesário para mediar as substituições nos times que necessitarem de substituição em caso de contusão ou desistência. Os jogadores que saíram não podem mais voltar, caso o time tenha usado alguém da lista de espera.

– No caso dos goleiros, um jogador de linha pode ir para o gol em caso de contusão e voltar para sua posição original, assim que o goleiro se recuperar e/ou for encontrado um substituto. Caso o time faça uso desses substituto, aplicam-se as mesmas regras citadas no tópico anterior.

Tempo de jogo

Os jogos terão 10 minutos corridos, exceto a final, que serão dois tempos de 10 minutos. Na segunda fase, em caso de empate, o vencedor será definido em cobranças alternadas de pênaltis. Na final, serão três cobranças para cada lado. Persistindo o empate, a disputa passará a cobranças alternadas até que haja um vencedor.

Substituições por lesões ou faltas

As substituições só devem ser feitas até as quartas-de-final de ambos os torneios, para evitar que um jogador completamente descansado desequilibre a disputa contra o time adversário.

Regras básicas do jogo

Cobranças de bola parada

– Laterais e escanteios devem ser cobrados com as mãos. Caso sejam cobrados com os pés, será anotada reversão.

– Tiros de meta devem ser cobrados com a mão, pelos goleiros. A bola pode ser lançada para qualquer área do campo, inclusive após a linha central.

– Bola na rede do teto resulta em lateral.

– A saída de bola não pode ser um chute direto. Precisa ser um passe para frente.

– A distância da barreira em faltas deve ser de 4 passos

– Qualquer recuo com os pés em que o goleiro use as mãos, será marcado tiro livre indireto. É permitido em toques de cabeça e lançamentos de lateral.

Substituições durante o jogo

– As substituições são ilimitadas.

– Substituições precisam ser feitas com a bola parada, e o árbitro deve ser comunicado antes da alteração.

Critérios e punições disciplinares

– Dois cartões amarelos resultam em suspensão do jogo seguinte. Os cartões zeram quando os times vão para as fases eliminatórias.

– O cartão vermelho resulta na retirada do jogador ou jogadora da partida, sem substituição mais a suspensão do jogo seguinte. A punição continua valendo mesmo em caso de mudança de fase (exemplo: cartão vermelho no terceiro jogo da primeira fase, ainda suspende o jogador do jogo das quartas).

– O critério do árbitro (ou árbitro, caso mais de um esteja apitando o jogo) é único e intransferível. Não teremos nenhum tipo de recurso pós-jogo que anule as decisões feitas por ele em campo.

– Condutas anti-desportivas serão analisadas e julgadas pelos juízes e capitães logo após o término da partida. Lembrando sempre que a expulsão do campeonato pode ser aplicada, caso a organização verifique sua necessidade.

Outros

– Mesários e árbitros podem, a qualquer momento, checar a lista de jogadores e pedir a comprovação da identidade dos atletas inscritos, a fim de evitar que pessoas que não estavam na lista de espera entrem para jogar.

– Qualquer entrada de atleta da lista de espera em uma equipe precisa ser comunicada ao mesário da partida ANTES do início do jogo, com comprovação de identidade. Se isso não for feito, o árbitro pode excluir o jogador daquela partida, deixando a equipe com um jogador a menos.

– Situações não previstas no regulamento deverão ser discutidas pelo juiz com capitães e capitãs — ainda que durante o jogo — a fim de serem tomadas as decisões mais justas possíveis.

Apresentação dos times

Backstreet All Boys

Os hinchas do Backstreet All Boys já prepararam suas cadeiras e coreografias pra que o time não fique pelo caminho e pare de jogar jogos (com o coração deles). Perdão, essa descrição ruim is All I Have to Give.

bsb-1

Camisa de jogo

bsb-goleiros

Camisa de goleiro

Capitão: Walter Paneque
Goleiro: Fabio Ferreira
Paulo Carmona
Vitor Figueiredo
Danilo Carvalho
Felipe Oliveira
Guilherme Dornelles
Danilo Valverde

Fique de olho: Walter Paneque. O artilheiro sem gols vem com a proposta de tornar a VI Copa Trifon Ivanov única. Agora vai?

Bento Gonschalke

SACRAMENTO! Bota os pinhão pra cozinhá que tá quase na hora da Copa! Essa nenno vem tudo tchuco de vinho e com o bucho cheio de polenta pra acabar com esses estrombolon da Trifon!

Uniforme de linha

Uniforme de linha

Uniforme de goleiro

Uniforme de goleiro

Capitão: Guilherme Rocha
Goleiro: Herman Piccinin
Marcos Bonilha
Noedir Zanqueti
Théo Ortiz
Joao Silva Junior
Gustavo Pereira
Fernando Souza

Fique de olho: Guilherme Rocha. Depois de alguns vices seguidos, o capitão colorado (sigam-me os nenos) quer voltar a disputar finais. Ganhar é outra história.

Florentina

A tática do Florentina pra seduzir a torcida é partir em contra-ataques rápidos e quando os zagueiros adversários se derem conta, só vão ouvir o grito de SOU EEEEEEEU, O TIRIRICA, PEGUEI VOCÊS, ENGANEI VOCÊS, FIZ UM GOL, ABESTADO.

florentina-camisa florentina-goleiros

Capitão: Felipe Paranhos
Goleiro: Rodrigo Yassuda
Raphael Marquini
Luiz Raatz
Pedro Luís Cuenca
Gabriel Carvalho
Adam Junqueira
Wagner Cruz de Souza

Fique de olho: Depois de perder o título de jogador mais treteiro na última edição, Luiz Raatz promete que desta vez fará como a sessão da tarde: aprontará mil e uma confusões.   

Glasgow Power Rangers

Mastodonte! Pterodáctilo! Mauricio Gaia! É com essa formação pré-histórica que o Glasgow Power Ranger pretende salvar a Lapa Esportes dos times adversários. Resta saber como a equipe se vira, já que a utilização de robôs gigantes destruidores de maquetes não consta no regulamento.

glasgow-linha gasglow-goleiros

Capitão: Marcus Lellis
Goleiro: Seme Amaral
Maurício Gaia
Rafael da Silva
Murillo Moret
Yuri de Castro
Diego de Oliveira
Fabio Vanzo

Fique de olho: Murillo Moret. Artilheiro dos gols bonitos e campeão da IV edição do torneio, promete soltar faísca no ataque aos vilões inimigos adversários.

Hannover 99%

Todo time tem uma certa porcentagem de vagabundos (que o diga o SPFC), mas o Hannover 99%, jura que só 1% do plantel é assim. No decorrer do campeonato veremos qual é a margem de erro para mais ou para menos.

hannover99 hannover-goleiros

Capitão: Bruno Bonsanti
Goleiro: Charles Nisz
Joao Rafael Bonilha
Matheus Spagnuolo
Alexandre Giesbrecht
Marcel Lima Prestes
Heitor Taue
Andre Ruoco Loureiro

Fique de olho: Bruno Bonsanti. O atual campeão quer continuar 99% campeão, anjo, perfeito, dando virote, bebendo gela e tomando Ciroc (Safadão é muito bom né caras?)

Hertha Belém

Dia 2/4 na Arena Lapa quando bater o sino pequenino de Belém, finalmente poderemos descobrir se nessa edição o time do Hertha é daqueles que mais erra do que acerta

hertha-belem-camisa hertha-goleiros

Capitão: Caio Filocomo
Goleiro: Joao Luiz da Silva
Hilton Magno
Eder Sguerri Fernandes
Joao Paulo “Borgo”nove
Marcello Neves
Pedro Hosken Nolasco
Ed Carlos Borges

Fique de olho: Borgo. O nosso zagueiro sério que dá vontade de abraçar quer voltar a levantar o troféu de qualquer forma, seja com chuteiras ou sem (de preferência sem).

Huracan 2000

A Copa nem começou e a torcida já definiu que já é sensación bailar con el Huracán. Resta sabe se a tática de jogar pra lá e pra cá pra sacudir, descer o corpo até o chão com a mão no pé e mexendo no popozão de lá prá cá daqui prá, não vai deixar a torcida louca.

huracan-camisa huracan-goleiros

Capitão: Felipe Castro
Goleiro: Thiago Lima Paiva
Gabriel “Bigode” Avellar
Silvio Medeiros
Julio Cesar Soares
Caio Bitencourt
Gabriel Pedreschi
Thiago Barbosa

Fique de olho: o talibiker Júlio César Soares, conhecido como IMPERADOR tem em comum com o ex-jogador do Flamengo o físico, mas promete mesmo é dar umas PEDALADAS em campo.

Lanudes

Tem time que joga por amor a camisa, tem time que jogar por dinheiro, o Lanúdes promete se empenhar apenas mediante a troca de nudes. Homens, mulheres, animais de pequeno porte, enviem seus nudes para 011 987… brinks, eles vão jogar mesmo se ninguém ficar pelado ;D

lanudes-v1 lanudes-goleiros

Capitão: Artur “Coxxa” Tavares
Goleiro: Felipe Hengler
Leandro Gonçalves
Fábio Camargo
Guilherme Lopes
Murilo Medeiros
Heitor Pires

Fique de olho: Coxxa. Se tiver pênaltis, o capitão mais carisma pretende acabar com a fama de azarão e converter a penalidade (ou pelo menos acertar o gol e perder o pênalti com dignidade).

COXXA BATENDO PÊNALTI

COXXA BATENDO PÊNALTI

LDÓ

A Freguesia do Ó chegou na Trifon antes do metrô chegar lá (não que isso seja muito difícil). O capitão Denis Panza promete que o futebol do time vai ser mais gostoso de se ver do que uma coxinha do Frangó.

ldo-camisa ldo-gol

Capitão: Denis Panza
Goleiro: Paulo Roberto
Angelo Franchini
Anderson Oliveira
André Tomiate
Nicolas Hagel
Pedro Prado
Obede Junior

Fique de olho: Obede. Mil gooooools, mil goools mil goools mil gooooools, só Pelé, só Pelé e o Obede matadoooor!

Mauátford

O time mais alternativo da sexta edição da Trifon vem com duas referências a prova dos trocadilhos horrorosos feitos para todos os outros times dessa edição. O que é uma pena, afinal, que mal há em uma piadinha inocente?

mauatford-camisa

Capitão e Goleiro: Jules Pinheiro
Agnaldo Junior
Domingos Perfetto
Caetano Burgos
Emanuel Colombari
Dedé Oliveira
Jonatan Androwiki
Adilson Santos

Fique de olho: Domingos. Eleito o melhor zagueiro da última edição, Domingos garante que será o dia dele, mesmo o torneio sendo no sábado. (Dsclp)

Mimimilan

Se o Mimimilan vai apresentar um bom futebol, não se sabe, o que está garantido é muita reclamação e desgraçamento de cabeça dos juízes, torcedores, companheiros de equipe e quem mais estiver na Arena Lapa no dia 02/04

mimimilan-camisa mimimilan-goleiros

Capitão: Eric Franco
Goleiro: Kalil Gedrait
Marcelo Morato
Renan Barreto Silva
Wenceslau Neto
Lucas Oliveira
Caíque Toledo
Renan do Couto “Coutinho”

Fique de olho: Eric Franco. Tem reclamação, dedo no cu e gritaria? Então chama o Eric e avisa que vai chover mimimi com ele em campo. (se quiser, avisa isso pra ele no twitter que ele gosta de spams assim).

Satolep

O Pelotas etemorp radum a medro ad Apoc Nofirt Vonavi e ridnufnoc so semit soirásrevda moc seõsrevni ed alob euq etnemlevavorp oãres siataf. A oãçircsed abaca rop iuqa, áj euq é licífid revercse missa.

satolep-linha satolep-gol

Capitão: Flávio Bandeira
Goleiro: Orlando Martins
Arthur Chrispin
Bruno Santos
Eduardo Nunes
Silvio Mayrhofer
João Victor Cazoni
José Nascimento

Fique de olho: O capitão Flávio Bandeira é gaúcho bom de bola sim senhor e terá ao seu lado toda malemolência de dois cariocas, Bruno Santos e Arthur Chrispin (Amém!). Baile de favela com chimarrão!  

Deportivo Séprissa

A mistura da Costa Rica com o centro pobre promete diminuir a desiguldade entre as posições do time, com muita assistência e redistribuição de posse (de bola).

séprissa linha

goleiros-seprissa2

Capitão: Leo Rossato
Goleiro: Marco Clements
Anderson Batista
Eric Araujo
Wellington Serafim
Matheus Pereira
João Fernando Malinardi
Henrique Bulio

Fique de Olho: O time que vem representando o centrão paulistano quer ocupar bem o seu lugar e satisfazer a torcida sem grandes expectativas, como uma refeição do Bom Prato.

Tolimaranhão

O Tolimaranhão não está nem aí para o favoritismo das outras equipes e assim como seu xará famoso colombiano planeja pregar peças nos adversários quando eles menos estiverem esperando.

tolimaranhao-camisa

tolima gol

Capitão: Felipe Lobo
Goleiro: Jair Geraldo
Lucas Besseler
Luccas Oliveira
Rodrigo de Castro
Willian Pereira
Diego Salmen
Weslley Cesar

Fique de olho: Jair Geraldo. Sério, fiquem de olho, só pra admirar mesmo. Nosso Alisson de baixo orçamento sabe o caminho para ser campeão e garante fechar o gol mais uma vez.

Red Bulltantã

Você certamente já ouviu a expressão que Deus não dá asa a cobra. Nosso novato capitão Rodrigo de Giuli o ignorou e vai comandar as falsinajas do Instituto Butantã nessa edição. Resta saber se no fim do torneio eles vão chegar rastejando ou cheios de energia.

red-bulltanta-linha redbulltanta-goleiros

Capitão: Rodrigo Giuli
Goleiro: Raphael Campos
Carlos Abreu
Mauricio Matsueda
Leonardo de Escudeiro
Felipe Franchini
Felipe Fig
Robson Cicheli

Fique de olho: Depois de uma edição ausente, o Messi das Araucárias está de volta. Olho em Mauricio Matsueda, o japonês que se define como coreano e tem muito talento nos pés.

XV de Chernobyl

O ambiente tóxico nos vestiários não deve ser um problema para o time mais longínquo em (radio) atividade nessa Trifon.

xv2 xv-goleiros

Capitão: Thomas Visani
Goleiro: Danilo Fernandes
Bruno Rodrigues
Giovanni Santa Rosa
Leandro Iamin
Diego Salgado
Thiago Rocha
Christian Heit

Fique de olho: Thom. Depois de evoluir na Europa, o capitão volta a Copa e promete fazer um estrago enorme na Lapa Esportes e contará com o artilheiro da última edição, Diego Salgado.